Museu de Arte apresenta exposição com obras de Mário Avancini

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 24 de janeiro de 2012 as 13:31, por: cdb

A Fundação Cultural de Joinville (FCJ) e o Museu de Arte de Joinville (MAJ) apresentam nesta semana duas mostras do Projeto “Memórias de um Acervo” especialmente com obras de Mário Avancini. As exposições vão estar abertas para visitação a partir desta quinta-feira (4/8), às 9 horas, no MAJ.

A exposição “Mário Avancini: caminho lapidado na pedra” apresenta os trabalhos do artista autodidata, que recentemento foram registradas no livro tombo do museu. A mostra “Diálogo escultório entre o metal e a pedra” apresenta esculturas do acervo do MAJ, em alumínio, ferro, latão e mármore, de artistas com representatividade nacional.

As obras expostas na exposição “Diálogo escultório entre o metal e a pedra” buscam uma linguagem adequada para cada material. O escultor transforma o metal e a pedra em poética, destacando-os como suportes de linguagem construída com a emoção da subjetividade. Estão expostas obras de Luís Carlos Presente, Sinira Pereira Pruner, Astrid Hermann, Johanes Waid, Bentio Elvo Damo e José Kindermann.

O Museu de Arte de Joinville possui em seu acervo 124 esculturas de Mário Avancini, esculpidas em pedra ferro, mármore camboriu e mármore cristal. Todas as obras passaram por um processo de higienização, sendo acondicionadas em um acervo exclusivo para as obras do artista. As peças estão registradas no livro tombo do acervo do museu, consideradas parte do patrimônio da unidade.

As exposições ficam abertas para visitação até o dia 21 de setembro de 2011.