Município gaúcho ganha fábrica de cerveja

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 6 de dezembro de 2003 as 13:14, por: cdb

A Schincariol Indústria de Cervejas vai instalar no município de Igrejinha, na serra gaúcha, uma unidade da empresa, com investimento da ordem de R$ 170 milhões. Serão gerados 250 empregos diretos e até 2,5 mil indiretos.

A capacidade produtiva unidade atingirá 150 milhões de litros de cerveja e 50 milhões de litros de água, sucos e refrigerantes por ano. As obras de instalação estarão concluídas em 10 meses, e o início das operações está previsto para o final de 2004.

Trata-se da sétima unidade do grupo no país, que tem sede em Itu (SP) e plantas industriais nos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Goiás, Maranhão e Pernambuco. De acordo com o diretor Financeiro e de Planejamento da Schincariol, José Domingos Francischinelli, o Rio Grande do Sul e Igrejinha foram escolhidos fundamentalmente pela localização geográfica.

O estado gaúcho, junto com Santa Catarina, responde hoje por 9% do consumo nacional de cerveja. Ele disse que a proximidade de países do Mercosul e Chile, para onde parte da produção será exportada, também influenciou na decisão.

O projeto conta com incentivos do Fundo de Operação Empresa do Estado (Fundopem) e isenção de impostos municipais por 15 anos.

-O Fundopem é instrumento consolidado que aperfeiçoamos, com a criação do Programa de Harmonização do Desenvolvimento Industrial (Integrar/RS), para beneficiar regiões que têm capacidade de desenvolvimento- explicou o governador Germano Rigotto, ao assinar o protocolo para a instalação.