Multinacional do fast food faz sanduíche mexicano e diz que é brasileiro

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Publicado quarta-feira, 14 de agosto de 2002 as 14:17, por: cdb

Um hambúrguer, alface, queijo, guacamole, cebola e pimentões jalapeños num pão com gergelim: este é o Xtra Brazil, um hambúrguer supostamente brasileiro que está sendo oferecido pelas lanchonetes do McDonald’s da Alemanha até o final desta semana.

Quem pede o Brazil Menu recebe, por 4,85 euros (cerca de R$ 14), um copo de refrigerante, uma porção de batatas fritas e o Xtra Brazil, que pode ser descrito como um cheeseburguer picante.

Além disso, os McDonald’s alemães também estão vendendo os Rolinhos Rio, uma espécie de panqueca recheada com carne moída.

A promoção está sendo anunciada com uma grande campanha publicitária no rádio e na televisão, que, como não poderia deixar de ser, tem como tema o Carnaval do Rio de Janeiro.

Mulata

No comercial de TV, um apresentador fala das qualidades do hambúrguer Xtra Brasil. No fim, é agarrado por uma mulata de escola de samba, depois de dizer: “Amo este país”.

O cardápio brasileiro faz parte da promoção “McDonald’s dá a volta ao mundo”, que muda a cada duas semanas e já ofereceu hambúrgueres do Havaí e do Texas.

Na semana que vem, é a vez da África. A idéia é atrair novos clientes dando um toque exótico a produtos já existentes.

Clichês

A campanha do McDonald’s usa e abusa de lugares comuns. Só que na hora de criar o menu brasileiro os especialistas de marketing da empresa na Alemanha acabaram usando os clichês errados.

O Xtra Brazil vem com pimentões do tipo jalapeño e guacamole – um creme de abacate salgado e temperado.

Em um McDonald’s no centro de Frankfurt durante a hora do almoço, pouca gente estava comendo o Brazil Menu.

O jornalista Hanno Bender, um dos poucos clientes que se aventuraram a pedir a refeição, disse que não entende muito de comida brasileira, mas que o Brazil Menu está mais para comida mexicana do que brasileira.

“Percebi isso principalmente por causa do toque picante e dos pimentões”, afirmou Bender.

Mexicanização

Uma porta-voz do McDonald’s alemão assumiu que os Rolinhos Rio foram realmente adaptados de um menu mexicano que a rede ofereceu algum tempo atrás.

A promoção “McDonald’s dá a volta ao mundo” se encerra no fim de agosto, quando a cadeia de fast-food volta a vender só os seus produtos tipicamente americanos.

Segundo a empresa, a promoção brasileira poderá ser repetida por tempo limitado.