Mulheres são homenageadas na Câmara Municipal de Vereadores

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de março de 2012 as 14:58, por: cdb

Em comemoração do Dia Internacional da Mulher, ocorrido nessa quarta-feira, 8, a Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista promoveu uma sessão especial com homenagens e entrega do Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares. A sessão aconteceu no auditório da Câmara, na manhã desta sexta-feira, 9.

Três mulheres de Vitória da Conquista foram homenageadas por conta do trabalho positivo que vêm desempenhando nas áreas em que atuam. Entre as homenageadas estava a coordenadora de Administração Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Niltânia Brito. Para ela, o momento foi de reconhecimento. “Sinto-me imensamente honrada e feliz pela Câmara Municipal de Vereadores ter feito essa indicação e por fazer parte dessas mulheres guerreiras que contribuem e contribuíram para o desenvolvimento de Vitória da Conquista. Essa homenagem me deixou dignificada”, declarou. As demais homenageadas da sessão foram a advogada e fotógrafa Edna Nolasco e a professora Itaquatiara Cavalcante Veras.

Ainda em celebração ao dia 8 de março, foi entregue para seis mulheres do município o Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares. Essa certificação já é tradição na Câmara de Vereadores e consiste em um reconhecimento às mulheres que batalham em prol de uma sociedade mais justa e que buscam melhorias na qualidade de vida da população, sobretudo, às de baixa renda.  

Receberam o diploma Loreta Valadares a fundadora da Comunidade Aliança Anuncia-me, Julieta Duarte Dias, a presidente da União das Mulheres de Vitória da Conquista e do Conselho Municipal da Mulher, Maria Otília Soares, a professora de artes, Zilá Prado Soares, a coordenadora da Pastoral Familiar do Vicariato São Lucas, Josana Prado de Almeida, a professora aposentada e atuante em trabalhos sociais na Casa Solidária São Rafael, Maria Lúcia Rosa de Oliveira, e  a professora Marta Maria de Figueiredo Cardoso Souza.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Fernando Vasconcelos, a premiação é um incentivo às ações sociais. “É um momento emocionante, pois são muitas mulheres que fazem trabalhos sociais na sua comunidade e que muitas pessoas não conhecem. Então a entrega desse prêmio serve de incentivo para que possamos cada vez mais valorizar essas ações”, ressaltou.

Para a secretária municipal de Finanças, Mércia Andrade, o diploma é de extrema relevância, pois destaca a força do trabalho feminino. “A mulher tem feito a diferença na sociedade e receber esse prêmio só dignifica seu trabalho”, relatou.

Segundo o vereador e líder de Governo na Câmara, Gildásio Silveira, a entrega do Diploma Loreta Valadares também possibilita reflexão acerca do trabalho que vem sendo desempenhado no município. “É um momento para refletir e reconhecer as políticas implementadas em Vitória da Conquista, pelo Governo Participativo, independente de cor, gênero e classe social. E as mulheres têm encontrado todo apoio às questões políticas no município”, pontuou.

Para Maria Otília, as homenagens às mulheres também reforçam a necessidade de mais atuação feminina. “O prêmio é importante, porque a Câmara reconhece a participação das mulheres na sociedade e a inserção delas no contexto social. Porém, mesmo com esse reconhecimento temos poucas mulheres ocupando as cadeiras legislativas, sendo necessário ampliar esse número no âmbito municipal, estadual e federal. Por isso, essa é nossa bandeira este ano: lutar pela ampliação da participação da mulher”, reforçou.