Mulher, Hoje é o seu dia!

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 8 de março de 2012 as 16:03, por: cdb

Para a Prefeitura de Cotia, todo dia é Dia da Mulher. Fortes e determinadas. Guerreiras e sonhadoras. Mulheres que trazem nos olhos, o brilho de esperança. Mulheres que enfrentam a luta diária por uma vida melhor. Mães, mulheres, filhas, netas. Todas merecem ser lembradas, amadas, admiradas e principalmente respeitadas.

Diversas ações foram implantadas em Cotia para reduzir a violência doméstica, gerar mais oportunidades e melhorar a assistência em todas as fases da vida das moradoras, como a criação da Secretaria da Mulher em janeiro de 2009, considerada a 1ª da Zona Oeste de São Paulo. Tem como principal objetivo tratar as mulheres com respeito e dignidade.

A Clínica da Mulher afirmou ainda mais o compromisso do governo municipal com as mulheres de Cotia. A Clínica foi criada em Maio de 2011, para dar suporte à rede de Atenção Básica de Cotia. É um centro de atendimento de especialidades ginecológicas e obstétricas.

O Espaço Arte de Viver, vinculado a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, é um espaço de oportunidades de qualificação gratuita, é uma chance de conquistar a independência financeira abrindo seu próprio negócio ou gerando renda, através de trabalhos executados com as técnicas adquiridas no curso.

Em Outubro de 2011, a Prefeitura aderiu à campanha “Outubro Rosa”, iluminando prédios públicos com a cor rosa, a fim de chamar a atenção da comunidade para a importância da prevenção ao câncer de mama. Para encerrar o mês, foi promovido um mutirão de Papanicolau que atendeu mais de 1.300 mulheres em várias unidades de saúde da cidade.

A Secretaria da Saúde também iniciou em 2011, uma ampla campanha para reduzir os índices de mortalidade materno-infantil na cidade. A ação visa estreitar o vínculo mãe-bebê, oferecendo assistência médica integral no pré e pós-parto.

E para os homens, as mulheres, as crianças ou idosos de Cotia um convite para participar da 4ª Edição da Caminhada da Mulher- que será realizada no dia 17 de março. A concentração será na Praça da Matriz de Cotia (Rua Senador Feijó, no Centro) às 9h.

As inscrições estão abertas e dão direito a uma camiseta personalizada. Os interessados em participar devem se inscrever na Secretaria da Mulher, localizada na Avenida Professor Manoel José Pedroso, 1231 – Jardim Nomura – Cotia, das 9h às 17h.

História do Dia Internacional da Mulher

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho. Redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas, foi só em 1975, através de um decreto, que a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).