MUJICA RATIFICA COMPROMISSO COM INVESTIDORES APÓS APOIAR ARGENTINA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 09:00, por: cdb

MONTEVIDÉU, 19 ABR (ANSA) – O presidente do Uruguai, José Mujica, ratificou hoje o compromisso assumido diante de empresários e investidores um mês antes do início de seu mandato — em março de 2010 — após declarar seu apoio à expropriação da petroleira YPF recentemente.
   
Na ocasião, o então presidente eleito disse que não iria expropriar empresas estrangeiras, nem dobrar os impostos, uma vez que, “quanto mais investimentos, mais cresce a economia e mais aumenta a arrecadação que precisamos para [fomentar] fenomenais investimentos sociais”.
   
Mujica ainda ratificou, em entrevista à revista uruguaia Búsqueda, a “absoluta e plena vigência” da mensagem. Segundo ele, “cada país toma suas decisões soberanas e não me compete dar opinião”.
   
“Eu expressei minha solidariedade com o povo argentino diante da prepotência e das ameaças que agora parecem já destinadas não somente à Argentina, mas a toda a América Latina”, disse.
   
O comentário feito pelo presidente sobre a atitude argentina na última terça-feira foi fortemente questionado por membros da oposição. (ANSA)