MST invade fazendo no DF

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 14 de abril de 2003 as 11:56, por: cdb

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra ocupou três fazendas no Distrito Federal: a São José, São João e o Haras JHP, todas do empresário e ex-deputado federal João Herculino Lopes, dono do UniCeub.

As terras ficam no quilômetro 43 da BR-020, rodovia que liga Planaltina a Formosa (GO), e está invadida por cerca de 600 famílias.

Os invasores querem que o governo federal desaproprie os terrenos para assentar 1,3 mil famílias.

Segundo a organização do movimento, as fazendas ocupam uma área de dez mil hectares em terras da União. Mas João Herculino Filho, administrador das fazendas, contesta essa versão, dizendo que o pai tem a escritura dos imóveis rurais.

Além da criação e seleção de cavalos da raça mangalarga marchador, as fazendas são produtivas, com cultivo de soja, milho e feijão que abastece os mercados brasiliense, goiano e mineiro.

De acordo com Eltamar Dias Ramos, da coordenação do MST do Distrito Federal e Entorno, a área teria sido “grilada” na época do governo militar, e a sua propriedade teria sido transferida irregularmente nos cartórios.

João Herculino Filho informou que metade da área é destinada à proteção do meio ambiente. Ele afirma que a ocupação do MST é irregular porque, além de as fazendas serem produtivas, o pai tem a escritura desde 1976. A família de Herculino entrou na Justiça pedindo a desocupação, e aguarda uma decisão para hoje.