MPRJ: vistoria em lixão de Porciúncula constata crime ambiental

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 15 de julho de 2016 as 15:11, por: cdb

O grupo constatou estão sendo realizadas queimadas no terreno e observou ainda a circulação de animais entre o lixo que se acumula no local

 

Por Redação, com ARN – do Rio de Janeiro:

 

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Itaperuna e do Grupo de Apoio aos Promotores (GAP), realizou diligências no vazadouro de lixo de Porciúncula e verificou que o meio ambiente local vem sofrendo degradação pela continuidade da operação, que não possui licença funcionamento a ser concedida pelo INEA.

O relatório foi registrado como crime ambiental 139ª Delegacia de Polícia
O relatório foi registrado como crime ambiental 139ª Delegacia de Polícia

O grupo constatou estão sendo realizadas queimadas no terreno e observou ainda a circulação de animais entre o lixo que se acumula no local. Além disso, não há sistema de coleta seletiva de resíduos. O relatório foi registrado como crime ambiental 139ª Delegacia de Polícia.

Já tramita na 2ª Promotoria de Itaperuna inquérito civil que acompanha a transformação de lixões do Noroeste Fluminense em aterros sanitários, como determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Outros municípios já se adequaram à nova determinação. A Promotoria analisa quais medidas serão adotadas para que a Prefeitura de Porciúncula regularize a situação.

Avenida Niemeyer

A Avenida Niemeyer será interditada ao tráfego de veículos a partir das 8h do próximo domingo, nos dois sentidos (Leblon, São Conrado e vice-versa), devido às obras da GeoRio. Para organizar a operação, que utilizará equipamentos de grande porte na pista, a CET-Rio elaborou um esquema para reduzir o transtorno aos moradores do Vidigal e São Conrado e a quem trabalha na região. A interdição deverá ser mantida até às 5h da próxima segunda-feira.

Quem mora no Vidigal e na Avenida Niemeyer até o nº 494 deverá acessar o seu destino pelo Leblon. Já os moradores do nº 550 deverão acessar por São Conrado. No período da execução da obra será implantada sinalização indicativa de circulação e controladores de tráfego orientarão os motoristas.

As linhas de ônibus regulares terão seu itinerário desviado da Avenida Niemeyer para autoestrada Lagoa—Barra e o Túnel Zuzu Angel.  Um serviço especial de vans, que sairá da Avenida Visconde de Albuquerque (Praça Atahualpa), seguirá até a altura do nº 494 da via interditada.