Movimento dos Atingidos por Barragens protestam contra Belo Monte e reivindicam direitos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 14 de março de 2012 as 15:00, por: cdb

Nesta quarta-feira,dia 14, data em que se celebra o DiaInternacional de luta contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida, cerca de 500pessoas, em jornada nacional de lutas do Movimento dos Atingidos por Barragens,participaram de uma marcha pelas ruas de Altamira, no Pará, em protesto contra a construção da barragem de Belo Monte e em reivindicação pelodireito dos atingidos.

A marcha partiu do Fórum municipal, passoupela sede da distribuidora de energia, a Celpa, pelo Ministério Público eterminou em frente à sede da Norte Energia, consórcio responsável pelaconstrução de Belo Monte. Segundo a coordenação do MAB, durante atarde foram recebidos 15 atingidos de Vitória do Xingu e de Altamira para estabelecerum diálogo com a Norte Energia.

No encontro foi entregue a pautacom os direitos dos atingidos e marcada uma reunião na próxima terça-feira, dia20, às 9h, para o reconhecimento dos pescadores da região. Ficou firmado tambémum novo diálogo com o consórcio, que se comprometeu em levar o IBAMA para umaaudiência que acontecerá na sexta-feira, dia 23, em Vitória do Xingu. Naocasião será instaurada a Comissão dos Atingidos para cobrar a política dereassentamento das famílias atingidas.