Motoristas de vans protestam para barrar empresas de ônibus

Arquivado em:
Publicado Segunda, 29 de Janeiro de 2007 às 09:26, por: CdB

As vans de transporte alternativo intermunicipais fazem paralisação de 24 horas desde nesta segunda-feira em protesto a possível participação das empresas de ônibus na licitação que vai regulamentar o setor. A mobilização pode atingir 400 linhas que transportam 600 mil passageiros, segundo cálculos do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Alternativo (Sintral).

A preocupação da categoria surgiu após o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, admitir na última sexta-feira, durante lançamento da Agência Metropolitana de Transportes (AMTU), haver estudos sobre a viabilidade de as empresas de ônibus controlarem linhas de vans, a exemplo do que já ocorre em São Paulo.

Na minuta do novo decreto, que servirá de base para a concorrência, as empresas não podem participar da licitação, que deve oferecer 1.805 permissões. O texto foi feito por equipe do Departamento Estadual de Transportes Rodoviários (Detro) e entregue ao chefe da Casa Civil, Régis Fichtner, dia 19. Até agora, no entanto, ela ainda não foi publicada no Diário Oficial.

Segundo o presidente do Sintral, Guilherme Biserra, o atraso na publicação virou bomba-relógio. Cerca de 800 motoristas protestaram, em frente à Assembléia Legislativa. - Caso a categoria (condutores autônomos) não seja atendida no edital, iremos ao Palácio Guanabara com todos os trabalhadores que rodam autorizados- informou Guilherme.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo