Mostra Triângulos roxos – As vítimas esquecidas do holocasto em cartaz em Gragoatá

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 10 de setembro de 2004 as 20:39, por: cdb

A exposição Triângulos roxos – As vítimas esquecidas do holocausto está em cartaz na Biblioteca Central do Gragoatá, em Niterói, até o dia 1º de outubro. O principal objetivo do evento é buscar a reflexão da sociedade sobre as conseqüências da intolerância, da violência e do preconceito. A entrada é franca.

Desde 1996, Triângulos roxos – As vítimas esquecidas do holocausto está sendo apresentada em diversos países da Europa. No Brasil, foi inaugurada em 99, através de um seminário internacional no Hotel Glória, que fica no Rio de Janeiro, já se expandindo para espaços em São Paulo e Brasília.

A mostra é apresentada pelo grupo educativo Triângulos Roxos e tem, ainda, a proposta de mostrar aos jovens o que foi o movimento nazista e suas terríveis conseqüências. A exposição conta com um farto material informativo e é formada por 60 painéis, 360 fotos históricas, 112 documentos, e muitos outros materiais.

Logo na entrada, um arco serve de réplica do original, colocado no portão do campo de concentração de Ausch-wits. A exposição narra fatos históricos ocorridos entre 1914 e 1945, que levaram ao surgimento, à ascensão e à queda do regime nazista.

Em especial, a exposição dá destaque ao sofrimento de um grupo de vítimas, pouco conhecido, identificado por triângulos roxos em seus uniformes de prisioneiros. Este grupo, composto por cidadãos alemães, foi punido sem misericórdia por Hitler, por se recusar a fazer a famosa saudação do Reich e à apoiar o regime, contrário aos seus princípios religiosos.

Todos os visitantes que quiserem conferir Triângulos roxos – As vítimas esquecidas do holocausto ainda podem assistir a um documentário em vídeo de 28 minutos. Esta produção ganhou o prêmio Aurora, na Europa, como o melhor documentário sobre o assunto, produzido a partir de entrevistas feitas com historiadores e sobreviventes.

A Biblioteca Central do Gragoatá fica na Rua Visconde do Rio Branco, Campus Gragoatá, São Domingos – Niterói. Telefones para contato: 2722-1011 e 2621-5131. A mostra acontece de segunda a domingo, das 8 às 21h30min. A censura é livre.