Morre o diretor Gerald Gutiérrez Dies

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 31 de dezembro de 2003 as 02:54, por: cdb

O diretor de teatro hispânico Gerald Gutiérrez Dies, ganhador de dois prêmio Tony, morreu na última terça-feira aos 53 anos de idade devido a complicações respiratórias.

Gutiérrez, que nasceu no bairro nova-iorquino do Brooklyn, começou sua carreira como ator.

Sua estréia nos palcos da Broadway foi em um papel em ‘Edward II’, em 1975, e também apareceu em ‘The Time of your Life’ e ‘Three Sisters’, mas ele ficou mais conhecido por seu trabalho como diretor teatral.

Em 1994, concorreu a melhor direção nos prêmios Tony, o máximo galardão do teatro americano, por ‘Abe Lincoln in Illinois’.

Nos dois anos seguintes recebeu esse prêmio por sua direção em duas reestréias: ‘The Heiress’ e ‘A Delicate Balance’.

As duas obras foram representadas no ‘Lincoln Center Theater’, onde na temporada passada Gutiérrez dirigiu ‘Dinner at Eight’, outra reestréia.

Outras produções suas neste palco incluem ‘Ivanov’, em 1997, e ‘Ring Round the Moon’, em 1999.

Seu nome esteve presente em um grande número de outras representações, tanto na Broadway como em teatros fora da avenida nova-iorquina, como ‘The Most Happy Fella’, ‘Boys and Girls’ e ‘Dog Opera’.

Gutiérrez iria dirigir a obra ‘Engaged’ nos próximos meses no ‘Teatro para uma Nova Audiência’ e a já clássica obra ‘Gata em teto de zinco quente’, de Tennessee Williams, no ‘Kennedy Center’ de Washington em junho.