Morre o astronauta Walter Schirra

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 3 de maio de 2007 as 18:23, por: cdb

Morreu nesta quinta-feira, aos 84 anos, Walter Marty Schirra Jr., um dos sete astronautas originalmente escalados pela Nasa, em 1959, para serem os primeiros americanos a ir ao espaço. Dos chamados Mercury Seven, agora apenas dois ainda estão vivos: John Glenn e Scott Carpenter.

Wally Schirra morreu em sua casa na Califórnia, após enfrentar uma doença por algumas semanas. A causa exata de sua morte ainda não foi divulgada.

O astronauta veterano foi o único a ir ao espaço nas três primeiras espaçonaves desenvolvidas pelos Estados Unidos: Mercury, Gemini e Apollo. (A Apollo 7, missão que ele comandou em outubro de 1968, foi a primeira a testar o veículo projetado para a viagem à Lua, mas o vôo foi conduzido apenas em órbita terrestre.) As três missões realizadas lhe conferiram um total de 295 horas e 15 minutos no espaço.

Schirra nasceu em 1923, numa família de aviadores de Nova Jersey. Ele entrou para a Academia Naval dos Estados Unidos em 1941 e chegou a servir como oficial da Marinha nos últimos meses da II Guerra Mundial. “Emprestado” à Força Aérea, também participou da Guerra da Coréia, em que conduziu 90 missões de combate entre 1951 e 1952, a maioria a bordo de aviões F-84.

Depois disso, ele passou a exercer a função de piloto de testes, conduzindo aeronaves experimentais. Casou-se e teve dois filhos, um menino e uma menina.