Moradores do Serviluz, em Fortaleza, realizam ato para denunciar invasão e ameaças

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 14:21, por: cdb

Os moradores do Serviluz, em Fortaleza, realizamato público no próximo sábado (21), a partir das 8h30 na Av. Zezé Diogo – s/n,em frente ao Campo do Paulista, para protestar sobre a ação de capangas e policiais contra os moradores, a mando de supostosproprietários do terreno, que é alvo das disputas, conhecido como “Campo doPaulista” de aproximadamente 1 hectare. Além de denunciar a invasão e asameaças, os manifestantes vão promover um abraço ao campo e realizar um torneiobeneficente de futebol.

Desde o último dia 26 de março, os moradores doServiluz têm vivido novos dias de tensão, após diferentes conflitos queocorreram nos últimos três anos. Dessa vez, a comunidade, que exerce a possesobre a área do Campo do Paulista há mais de 50 anos, está tendo este direitoviolado sem qualquer amparo legal, já que não houve nenhuma ordem judicial dereintegração.

Terreno da União, direito da comunidade

Todo o bairro do Serviluz está localizado em áreade domínio da União, o que veta, do ponto de vista legal, a possibilidade dehaver “proprietários” de terra. Os próprios moradores são posseiros, cujodireito é regularizado por uma “concessão de uso para moradia”, processo deregularização fundiária que foi iniciado em 2005. Além disso, o bairro édefinido pelo Plano Diretor de Fortaleza, aprovado em 2008, como Zona Especialde Interesse Social (Zeis), o que condiciona o terreno a cumprir a funçãosocial de área de lazer e de convívio da comunidade.

O terreno existe desde 1960, fincado na principalavenida (Zezé Diogo), bem no coração do Serviluz, por onde passam todos ossegmentos da comunidade. O Campo do Paulista sempre foi mantido pelos própriosmoradores, que se responsabilizam por deixá-lo sempre em situação de uso,elevando o espaço a um dos principais equipamentos de esporte e lazer dobairro, dos poucos que há. Os jogadores dos times e os organizadores da Liga deFutebol do Serviluz são os principais mantenedores do campo.

Maiores informações:

Manoel Pereira

Presidente da Liga deFutebol do Serviluz – (85) 8667.8636

Igor Moreira

Coordenador do Movimentodos Conselhos Populares (MCP) – (85) 8736.2687.