Moradores do Jurunas visitam obras do Portal da Amazônia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 12 de março de 2012 as 04:46, por: cdb

Texto: Izabelle Araújo / Fotos: Adriano Magalhães

Quarenta moradores do bairro do Jurunas participaram de uma caminhada com engenheiros e técnicos na área do Portal da Amazônia, na manhã deste sábado, 10. A programação, promovida pela Prefeitura de Belém, tem a intenção de oportunizar à população da capital conhecer de perto a evolução da obra, orçada em R$ 133 milhões e que compreende projetos de habitação, macrodrenagem da Estrada Nova e orla da cidade.

Nesta primeira visita, a população acompanhou as obras do trecho da Rua dos Caripunas com a Bernardo Sayão. Serão 300m de extensão de galeria, 285m já está em finalização.

Segundo o Engenheiro Maykenn Souza, no local foram realizados serviços de macrodrenagem completa, aterros de quintas, substituição da rede de esgoto, construção da galeria de concreto armado e pré-moldado, faltando apenas a finalização da galeria que vai interligar a Bernardo Sayão com a Caripunas.

Durante a caminhada, moradores do Jurunas puderam esclarecer dúvidas sobre o Portal da Amazônia. O líder comunitário Manoel Tenório, diz que a realidade já começou a mudar para quem vive na área. “Aqui, percebemos a importância dessa obra pro nosso bairro e para cidade”, afirma o líder comunitário que comemora a prefeitura finalmente tirar do papel uma obra que sempre foi sonho de milhares de belenenses.

Outro trecho visitado pelos quarenta moradores do Jurunas foi a entrada do Portal da Amazônia, onde “já foi construído parte da galeria da Bernardo Sayão, que terá 1.200m de extensão – 900m já concluídos, e a pavimentação asfáltica que está em fase de conclusão” diz Maykenn.

O terceiro e último trecho visitado foi a Orla do Portal, já em fase de conclusão da 1º etapa. “Aqui foram feitos serviços de pavimentação, arborização, saneamento, agora estamos na fase de finalização, para a construção de uma área suspensa em direção ao rio, quiosques, postos policiais e quadras esportivas suspensas”, detalhou o engenheiro aos visitantes.

De acordo com a coordenadora do Programa Ama Belém com Duty Monteiro, foi montado um cronograma de visitações das comunidades do entorno às obras do Portal da Amazônia. “São cerca de 11 bairros envolvidos diretamente com o projeto. Esta é nossa primeira visita, com a intenção de trazer a população às quintas-feiras e sábados, para que eles possam ver de perto que o trabalho está sendo feito”, explica. Duth informa ainda que a prefeitura pretende incluir no cronograma todos os bairros cidade, “levar estudantes, empresários, conselhos de classes e profissionais liberais”.

Portal da Amazônia – O Portal da Amazônia está inserido no grande Projeto de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova, que irá beneficiar mais de 200 mil pessoas. É composto por dois grandes projetos: a macrodrenagem da Estrada Nova e a Orla de Belém. Com a conclusão das obras Belém ganhará uma orla com mais de seis quilômetros de extensão que será fundamental para o desenvolvimento do turismo na cidade, gerando emprego e renda. O trecho da orla da Estrada Nova terá um percurso de seis mil metros, entre o Mangal das Garças e a Universidade Federal do Pará.