Moradores do Jardim Romano participam do São Paulo Costurando o Futuro

Arquivado em:
Publicado Quarta, 04 de Abril de 2012 às 08:43, por: CdB

Moradores do Jardim Romano participam do São Paulo Costurando o Futuro

O Projeto São Paulo Costurando o Futuro está implantando uma nova sala de aula no CEU Três Pontes, para atender moradores do Jardim Romano, na região de São Miguel Paulista. Agora o projeto tem sete oficinas, todas na zona leste da cidade. O espaço vai atender alunas interessadas em aprender noções de como operar máquinas de costura industriais, contribuindo para a geração de renda da comunidade.

O Jardim Romano, na região de São Miguel Paulista, passou a contar com sala de aula do Projeto São Paulo Costurando o Futuro, no CEU Três Pontes. Agora o projeto tem sete oficinas, todas na zona leste da cidade. O espaço atenderá 28 alunas que terão 160 horas de curso, divididos em aulas teóricas e práticas, onde os participantes recebem noções de como operar máquinas de costura industriais, desenvolvendo destreza e coordenação motora, além de conhecer um pouco sobre o mercado de trabalho para o segmento.

 

O São Paulo Costurando o Futuro faz parte das ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), em parceria com Senai, Sebrae-SP, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP), Singer do Brasil, além das secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras e de Educação.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho ressalta o caráter social do projeto, que além de formar mão-de-obra para o mercado, também contribui para a geração de renda da comunidade. "Uma nova perspectiva de vida se abre para as pessoas que frequentam o curso que podem passar a exercer uma atividade que tem vagas na cidade. Também desperta para as possibilidades de negócio próprio, sendo também viável com a bagagem recebida no curso. Temos empresas que estão nos visitando com o intuito de contratar as pessoas aqui formadas, então, são reais as chances de mudar de vida", relata.

 

Para o diretor executivo do Sindivestuário, Haroldo Silva, o São Paulo Costurando o Futuro vai ao encontro das ações da entidade que tem buscado diversificar as atividades na Zona Leste. "Estamos acompanhando as atividades do projeto e muito otimistas com os resultados. Há diversas empresas na região que necessitam de mão-de-obra qualificada e estão com as vagas em aberto por falta de trabalhadores melhor preparados. Esse trabalho complementa nossos planos para evitar que mais indústrias do setor deixem o Estado de São Paulo".

 

É com essa esperança de voltar ao mercado de trabalho, que Helena Maria dos Santos, 57 anos, buscou a qualificação. "Já tenho alguns conhecimentos, mas quero aproveitar as aulas para conhecer melhor as máquinas e ir em busca de um emprego", disse.

 

Já Ivanilde Pereira dos Santos, 40 anos, tem pensado na economia que poderá fazer nas despesas da casa, fazendo as próprias roupas da família. "Busquei esse aprimoramento primeiro pensando nos meus filhos, pois são muito caras as roupas para eles. Mas, acho viável abrir uma oficina de costura, pois notei que há incentivo para essa finalidade".

 

As inscrições para os cursos no projeto São Paulo Costurando o Futuro estão abertas para próximas turmas em sete subprefeituras da Zona Leste (Itaim Paulista, Itaquera, São Miguel Paulista, Vila Prudente, Cidade Tiradentes, Guaianases e São Mateus). Para participar, basta ser morador de São Paulo e ter idade de, no mínimo, 16 anos. Os candidatos passam por análise de perfil socioeconômico. Mais informações e a relação de endereços das subprefeituras podem ser conseguidas pelo telefone156, com ligação gratuita.

 

 

 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo