Moradores da zona Leste aprovam projeto apresentado pelo prefeito Roberto Sobrinho

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 09:46, por: cdb

Tweet

   O prefeito Roberto Sobrinho se reuniu com moradores do bairro JK 1,2 e 3, zona Leste da cidade, na noite desta terça-feira, 18.04, no ginásio da Igreja São Tiago. O objetivo do encontro foi apresentar um grande projeto de melhoria para a região e ouvir da população suas considerações. Com auxílio do arquiteto José Augusto, da secretaria municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre), o prefeito apresentou a Praça do PAC, um projeto que contempla a região com espaço multiuso, centro de referência em Assistência Social (Cras), biblioteca, telecentro para oferta de cursos de informática e outras tecnologias, auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada. O valor de investimento é de cerca de R$ 2,5 milhões, provenientes da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II).

   O prefeito sugeriu que a praça fosse construída numa área do bairro JK, usada hoje pelos moradores como campo de futebol, que fica entre as ruas Benedito Inocêncio com a Antônio Fraga, e na sequência disponibilizou o microfone para que a comunidade pudesse se manifestar. Alguns moradores pediram ao prefeito que o projeto fosse construído em outro local, pois neste campo hoje, segundo eles, são realizadas diversas atividades da comunidade, como festas juninas, torneios e campeonatos de futebol e outros. “São mais de trinta anos usando este espaço e gostaríamos que fossem feitas apenas algumas melhorias, e que pudéssemos continuar com o campo”, disse o morador Ramiro.

População aprova projeto

   Depois de mostrar a planta do projeto com o auxílio do data show, detalhando cada espaço a ser construído e os benefícios que a comunidade vai receber com ele, a opinião foi unânime. Os moradores aprovaram o projeto do prefeito e que já tem recurso assegurado. Sobrinho explicou que o objetivo desse novo modelo de praça financiado pelo Governo Federal, é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho. “Nesse espaço também serão desenvolvidos, serviços sócioassistenciais, políticas de prevenção violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania numa área de alta vulnerabilidade social”, disse.

   O prefeito explicou também que o projeto vai contemplar um campo de futebol profissional. “Não vamos acabar com o campo. Pelo contrário, vamos dar à comunidade muitas outras opções de lazer e esporte. Os esportistas desta região terão um campo de futebol maior, com arquibancadas de concreto, vestiário, com grama, e ainda em seu entorno um telecentro para as crianças e os jovens realizarem cursos de informática, uma pista de skate, uma pista para aqueles que gostam de caminhadas, onde poderão continuar os torneios e campeonatos de esporte e ainda as festas juninas e demais manifestações culturais da região”, explicou.

   A moradora do bairro, Luzinete Gomes, parabenizou a prefeitura pelo projeto e agradeceu ao prefeito por assegurar o recurso para a zona Leste. “Temos muitos jovens nesta região, como também mulheres e idosos. Ter um espaço como este que vai oferecer atração esportiva e ainda um centro de Assistência Social será um grande benefício para nossa região. Só temos a agradecer por esta atenção especial do prefeito Roberto Sobrinho”, disse ela.

Diálogo

  Roberto Sobrinho deixou claro que sua gestão sempre foi marcada pelo diálogo. “Não poderíamos impor a nenhuma comunidade um projeto, mesmo sabendo do seu benefício. Temos ciência de que em todas as regiões da cidade, têm suas peculiaridades, sua cultura, seus costumes. Não adiantaria chegar aqui, construir um espaço sem a aprovação da comunidade, pois os próprios moradores rejeitariam e abandonariam o local. E não é esse o nosso propósito. Queremos garantir o envolvimento da comunidade, entidades, instituições, grupos artísticos, culturais, esportivos e comunitários, bem como lideranças e produtores, para fortalecer o pleno funcionamento das atividades deste projeto”, disse.

Asfalto

   O prefeito anunciou ainda outro grande beneficio para a região. “Eu gostaria de anunciar este beneficio somente quando fosse assinar a ordem de serviço, mas quero aproveitar esta oportunidade e dizer a vocês que todo o quadrante em torno desta praça que vamos construir será asfaltado. Pois já estamos contratando uma empresa para executar o serviço. Todas as ruas que ficam entre as ruas Benedito Inocêncio, Francisco Barbosa, Mamoré e União serão asfaltadas. E muito mais faremos pela zona Leste que temos um carinho todo especial.

Participação e Compromisso

  Além de dezenas de moradores, participaram vereadores, secretários estaduais e municipais e ainda coordenadores da prefeitura. O secretário de estado da Cultural, Esporte e Lazer, Francisco Leilson, o Chicão, parabenizou a iniciativa da prefeitura e a posição do prefeito Roberto Sobrinho. “Esta é com certeza uma cena histórica. Nunca tive conhecimento de estarem reunidos representantes da prefeitura, da Câmara de Vereadores, do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa e uma comunidade para discutirem um beneficio para uma comunidade. Isto demonstra que impera nesta administração o respeito e o diálogo com a população e isto é elogiável. Posso deixar aqui o compromisso que o Governo do Estado apoia este projeto e que vai facilitar o processo para a implantação dele, pois temos diversas construções estaduais na região”, disse Chicão.

   A deputada Epifânia Barbosa também parabenizou à prefeitura pelo projeto e deixou o compromisso de assegurar emenda para que, se acordado com o governo do Estado, seja construída uma base da Polícia Militar na praça. “Isto vai garantir segurança tanto da população, como deste futuro patrimônio de nossa cidade”, disse.

Por: Meiry Santos
Fotos: Quintela

Próximo &gt