Moradores aprovam interligação dos bairros da Pompeia e Campo Grande

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 15:58, por: cdb

Antigo pleito da população da Pompeia e Campo Grande tornou-se realidade na manhã desta quarta-feira (18). O novo desenho urbanístico desenvolvido pela prefeitura, interligando os bairros, por meio de duas aberturas na Av. Francisco Glicério, proporciona aos moradores a expectativa de melhoria da mobilidade e qualidade de vida. As obras contemplaram a conexão das ruas Visconde de Faria com Rio Grande do Norte; e das ruas Paraíba com Visconde de Cairu.

Com o fim das operações de carga na linha férrea, houve a possibilidade de reformular a paisagem urbanística de vários trechos desses bairros. “A ligação entre Campo Grande e Pompeia possibilitará melhores condições de circulação para veículos e pedestres. E já há um projeto prevendo novas intervenções no corredor da Francisco Glicério, entre os canais 1 e 3, e que serão implantadas gradativamente, à medida que os projetos executivos do VLT estiverem definidos”, disse o prefeito João Paulo Tavares Papa.

As vantagens vão além dos ganhos em fluidez. A melhoria da segurança viária, física e patrimonial foi lembrada pelo prefeito. “A barreira existente prejudicava inclusive o policiamento. Estamos falando de uma nova era em termos de qualidade de vida para todos os bairros que durante anos foram prejudicados com a existência da linha férrea”.

Nilton José de Carvalho, presidente da Sociedade de Melhoramentos do Campo Grande, elogiou as obras. “Essa ligação vai representar progresso e valorização imobiliária. O projeto, bem recebido pela população e discutido em audiência pública, vai diminuir as distâncias nos deslocamentos”.

O aposentado Antônio Carlos Alberto aprovou a implantação de mão única em vias do Campo Grande. “As ruas têm características residenciais e devem ter sentido único”. As alterações ocorreram na Rua Visconde de Faria, entre a Ministro Xavier de Toledo e Marquês de São Vicente (neste sentido); e na Rua Min. Xavier de Toledo, entre Visconde de Cairu e Visconde de Faria (nesta direção).

Obras
As obras, iniciadas em janeiro, incluíram readequação da ciclovia, construção de sarjetas, calçadas, pavimentação, rampas de acesso para cadeirantes, adaptação da rede de drenagem e rebaixamento do jardim. Também houve alteração de postes de energia, árvores e dos trilhos da linha férrea. Um novo semáforo foi instalado na Av. Francisco Glicério com a Rua Paraíba e a sinalização do local foi revitalizada.

Feira livre
Devido à feira-livre que ocorre aos sábados, das 4h às 16h30, as duas passagens da Francisco Glicério (sentido Ponta da Praia/José Menino) ficarão interditadas.