Montes Claros recebe indicação máxima em estudo do Governo Federal

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 4 de abril de 2012 as 08:21, por: cdb

Por: Attilio Faggi Júnior

A qualidade dos serviços odontológicos oferecidos pela Prefeitura à população montes-clarense, através da Secretaria Municipal de Saúde, foi reconhecida no Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS). Tanto no subitem “Proporção de Exodontia em Relação aos Procedimentos” quanto no subitem “Média da Ação Coletiva de Escovação Dental Supervisionada”, que fazem parte do quesito “Atenção Básica Efetividade”, a rede pública presente no município obteve nota máxima (10).

Exodontia é o termo técnico que denomina a extração de um elemento dentário (dente). No quesito “Proporção de Exodontia em Relação aos Procedimentos”, quanto menor o percentual, maior a qualidade do tratamento ofertado pela odontologia do município, o que demonstra que o leque de ações abrange maior número de procedimentos preventivos e curativos, em detrimento da extração dentária. A nota foi obtida pelo seguinte cálculo: total de extrações dentárias em determinado município e período dividido pelo número total de procedimentos clínicos individuais preventivos e curativos selecionados no mesmo local e período.

O subitem “Média da Ação Coletiva de Escovação Dental Supervisionada” teve como metodologia a razão entre o número de procedimentos de ação coletiva de escovação dental supervisionada e a população residente. O quesito avalia a proporção de pessoas que tiveram acesso à escovação dental com orientação e supervisão de um profissional de saúde bucal. Quanto maior a nota no quesito, maior o acesso à orientação para prevenção de doenças bucais, mais especificamente cárie dentária e doença periodontal.

ESTUDO – O IDSUS é um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do SUS quanto ao acesso e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências. Na confecção do estudo do Governo Federal foram utilizados dados do Projeto Desenvolvimento de Metodologia de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde Brasileiro da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva; e métodos estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas.

REDE PÚBLICA – Atualmente, a Secretaria de Saúde de Montes Claros conta com 76 equipes de Estratégia de Saúde da Família distribuídas em 43 Unidades Básicas de Saúde. Entre outros serviços, a secretaria ainda mantém as policlínicas Doutor Ariosto Correia Machado, Doutor Hélio Sales e Doutor Carlos José do Espírito Santo, assim como dois Centros de Atendimento Psicossocial, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família, o Pronto-Atendimento Alpheu de Quadros e o Centro de Órtese e Próteses.