Mogi terá projeto para promoção de reciclagem do lixo em parceria com o Japão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 5 de abril de 2012 as 14:59, por: cdb

O prefeito Marco Bertaiolli assinará, na segunda-feira (05/04), às 15 horas, no gabinete, o Projeto de Promoção de Reciclagem de Lixo, que terá como objetivo o estímulo à separação do lixo e a ações de educação ambiental. Na ocasião, Bertaiolli assinará um protocolo de intenções entre o município e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), que será parceira do projeto ao lado da cidade japonesa de Toyama, que é irmão de Mogi.

“A destinação dos resíduos sólidos é uma discussão atual e que faz parte da agenda ambiental do País e do mundo, e não apenas de Mogi das Cruzes ou da região. Nós acompanhamos este debate desde o início da Administração e temos trabalhado muito para modernizar nossa atuação, com ótimos resultados práticos. Dinamizamos a coleta seletiva, instalamos ecopontos e temos uma preocupação permanente com a questão do lixo. Quando fomos ao Japão, há dois anos, também fizemos contatos neste sentido e agora daremos mais um passo enorme, que nos auxiliará muito neste sentido”, afirma o prefeito.

Bertaiolli receberá representantes da Jica no gabinete e oficializará a parceria, que em seguida será encaminhada para análise da Câmara Municipal. Durante a visita ao Japão, em abril de 2010, o prefeito mogiano esteve em Toyama e conheceu de perto a tecnologia japonesa de destinação e reciclagem do lixo. Bertaiolli foi recebido pelo vice-prefeito Takamasa Hirose e ambos discutiram o assunto. Três meses depois, Hirose retribuiu a visita e veio a Mogi, onde o tema voltou a ser comentado, desta vez já amadurecido.

A solução encontrada foi a implementação de um projeto de reciclagem em Mogi por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e em parceria com Toyama. O acordo tem como meta principal “estabelecer em Mogi das Cruzes uma sociedade sensível ao ciclo material/processo de reciclagem material”, por meio de ações como estímulo à separação do lixo, programas de educação ambiental e estímulo ao trabalho dos agentes de limpeza, antigamente chamados de catadores. (MAS)