Ministros nomeados pelos ex-rebeldes irão novamente ao Conselho

Arquivado em:
Publicado Terça, 06 de Janeiro de 2004 às 09:00, por: CdB

O Conselho do Governo da Costa do Marfim se reunirá em Abidjan nesta terça-feira, com a participação, de novo, dos ministros nomeados pelos ex-rebeldes, o que significa o reatamento da posta em prática do plano de paz depois de quatro meses de estancamento, informou a rádio África número 1, captada em Dacar.

O porta-voz do ex-rebelde partido Forças Novas (FN), Sidiki Konate, em declarações à emissora internacional, confirmou que os nove ministros designados participarão da reunião do Conselho de Governo de terça-feira.

Também informou que todos eles estarão presentes na de amanhã, quarta-feira, preparatória do Conselho de Ministros da quinta-feira, que será presidido pelo presidente Laurent Gbagbo.

Entre outros assuntos e como o de maior importância na ordem do dia da reunião desta terça-feira  figura o processo de desarmamento dos combatentes.

Os soldados governamentais e as milícias rebeldes finalizaram em 25 de dezembro passado a entrega de seu armamento e o desmantelamento de numerosas barreiras das frentes de batalha.

O desarmamento e desmantelamento de barreiras são uma primeira etapa do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reinserção (DDR), previsto pelos acordos de Marcoussis.

O retorno dos membros do FN ao Governo, anunciado em 23 de dezembro, é o resultado de uma ofensiva diplomática muito intensa empreendida pelos líderes dos países de África Ocidental e também pela França, a antiga potência colonial que intermediou nos acordos de paz de Mercoussis (Paris) em janeiro 2003.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo