Ministros da Casa Civil e da Fazenda fazem análise do PAC

Arquivado em:
Publicado Domingo, 13 de Maio de 2007 às 08:54, por: CdB

O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, e os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, e da Fazenda, Guido Mantega, deverão participar nesta segunda-feira da solenidade de abertura do 19º Fórum Nacional do Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae).

Enquanto o presidente do BID tratará da relação entre o organismo de fomento internacional e o desenvolvimento brasileiro, Rousseff e Mantega farão uma avaliação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo em janeiro deste ano.

Segundo João Paulo dos Reis Velloso, superintendente geral do Inae e ex-ministro do Planejamento, o fórum quer saber como o Brasil irá de fato iniciar um novo e longo ciclo de crescimento.

Na terça-feira, a programação prevê que o ministro das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia, comentará as três idéias principais do projeto do governo: iniciativa, criatividade e oportunidade. No mesmo dia, os pronunciamentos e debates contarão, entre outros, com a presença dos ministros do Planejamento, Paulo Bernardo; e Previdência, Luiz Marinho; além do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Quarta-feira será a vez dos ministros de Minas e Energia, Silas Rondeau, e dos Transportes, Alfredo Nascimento, tecerem comentários sobre a superação dos problemas em energia elétrica e gás e de transporte e logística nos principais corredores de exportação, respectivamente. Caberá ao presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, abordar o novo papel da empresa brasileira, enquanto a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, tratará do impulso que o PAC dará à questão de saneamento em todo o país.

No mesmo dia, à tarde, o salto de competitividade do Brasil no biodesenvolvimento terá como palestrante o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvio Crestana, e entre os debatedores especialistas dos setores de bioenergia, bioquímica e biotecnologia.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, falará na quinta-feira no fórum sobre a estratégia moderna de competitividade voltada para a inovação. O painel contará ainda com a participação dos presidentes do BNDES, Luciano Coutinho; da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Odilon Marcuzzo do Canto; e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Luiz Henrique Proença Soares.

A sessão de encerramento será no mesmo dia e dará ênfase à questão do desenvolvimento, segurança e favelas no Estado do Rio de Janeiro. O painel será aberto pelo governador do Estado, Sérgio Cabral, e contará com palestra do ministro Jorge Armando Félix, chefe de gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo