Ministro do Turismo diz que Copa é um desafio para as deficiências do País

Arquivado em:
Publicado Terça, 27 de Setembro de 2011 às 12:03, por: CdB

Leonardo PradoGastão Vieira: turismo é boa alternativa para superar efeitos da crise econômica mundial.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, afirmou hoje que a Copa do Mundo de 2014 é a grande oportunidade do País e um desafio para as deficiências culturais e logísticas atualmente presentes, mas também representa uma grande oportunidade de avançar.

Gastão Vieira participou da quinta Semana do Turismo, nesta terça-feira, Dia Mundial do Turismo, durante seminário na Câmara que discutiu investimentos no turismo a longo prazo, mas sem perder de vista os objetivos imediatos de infraestrutura para as Olimpíadas e a Copa.

O evento foi promovido pelas comissões de Turismo e Desporto, da Câmara, e de Desenvolvimento Regional e Turismo, do Senado. O objetivo do seminário também foi promover a importância do turismo e seus valores sociais, culturais, econômicos e políticos e os impactos sociais e ambientais da atividade.

De acordo com Gastão Vieira, o turismo também é uma boa alternativa para superar os efeitos negativos da crise enfrentada pela economia mundial. “O turismo é sem dúvida um fator importantíssimo nesta crise econômica internacional, e cabe a nós aproveitarmos este momento, em benefício do País.”

O presidente da Embratur, Flávio Dino, garantiu que o treinamento de recursos humanos para a Copa será tranquilo. "Nós temos 2012 e 2013 para intensificar as ações de qualificação. O ministro Gastão Vieira está procedendo à revisão necessária para que haja o cumprimento do cronograma. Nós temos segurança de que as políticas e as medidas adotadas vão garantir o cumprimento da meta, que é capacitar 300 mil pessoas para a Copa."

Turismo em números
Sobre os números do turismo brasileiro, o diretor de estudos e pesquisa da Embratur, José Francisco Lopes, afirmou que eles precisam ser analisados isoladamente. Ele citou o caso da Espanha, que tem 50 milhões de turistas por ano, mas 48 milhões são europeus e, destes, 33 milhões de países de fronteira. "Nós somos muito mais comparáveis em número de turistas com a Índia, que tem o mesmo número que o Brasil, do que com o Japão, que é pequeno, e com a Austrália, em que as equidistâncias são iguais."

No Brasil, o turismo beneficia mais de 7 milhões de pessoas e representa 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera R$ 132 bilhões de renda. Em agosto houve 7 milhões de desembarques no Brasil, o que superou em 12% o mesmo mês de 2010. Foi a melhor movimentação turística registrada no mês de agosto.

Em 2005, 43 milhões de brasileiros fizeram 156 milhões de viagens turísticas. Ao longo de cinco anos, o número de passageiros aumentou em sete milhões e o número de viagens aumentou em 30 milhões. Cerca de 100 milhões de brasileiros nunca viajaram turisticamente, a maioria por condições financeiras; mas 30 milhões, apesar de terem condições, não têm interesse.

Reportagem - Luiz Cláudio Canuto/ Rádio Câmara
Edição – Regina Céli Assumpção
Com informações da Agência Senado

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo