Ministro diz que governo não usará MP para transgênicos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 16 de setembro de 2004 as 09:49, por: cdb

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, garantiu nesta quinta-feira, em entrevista ao Bom Dia Brasil, da TV Globo, que o governo não vai usar a medida provisória para liberar o plantio da soja transgênica.

O plenário do Senado vota nesta quinta o substitutivo à Lei de Biossegurança aprovado na quarta-feira por três comissões temáticas da Casa e cujo texto permite a pesquisa, o plantio, a comercialização de produtos transgênicos e também a pesquisa e uso de embriões humanos congelados para a obtenção de células-tronco (a possibilidade da chamada clonagem terapêutica está excluída).

– O governo está muito convencido de que, aprovando hoje no Senado a legislação, dá tempo de ir à Câmara, apesar da pauta estar trancada por MPs (medidas provisórias), dá tempo de a legislação ser aprovada em condições dos agricultores plantarem. O que está acontecendo hoje é que os empréstimos não são liberados enquanto não se definir a regra para o plantio da soja transgênica, particularmente no Sul do país. Mas tudo indica que em 10, 15 dias, teremos isso resolvido e aí as coisas vão fluir naturalmente.

O ministro garantiu que a demora na aprovação não atrapalha o cultivo no país.

– Não há prejuízo ainda. O que há é atraso na liberação de recursos, portanto, os produtores não conseguem pagar seus insumos agrícolas, seus fertilizantes, suas sementes. Há um atraso no processo, mas ainda não há um prejuízo – disse.