Ministro da Previdência Social suspende bloqueio ao pagamento dos aposentados

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 7 de novembro de 2003 as 03:25, por: cdb

O ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, baixou, na última quinta-feira, ato suspendendo a norma do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que bloqueou o pagamento de benefícios a aposentados e pensionistas com mais de 90 de anos ou com mais de 30 anos na condição de beneficiário. Segundo a Assessoria de Imprensa do Ministério, o pagamento dos benefícios estará totalmente normalizado a partir da próxima segunda, dia 10.

A medida estava em vigor desde a última segunda-feira e foi adotada em função da estimativa de que pelos menos 30% dos total de benefícios pagos para essa população seja irregular, ou seja, segurados falecem e outras pessoas continuam efetuando o saque do benefício.

O problema dos aposentados e pensionistas com mais de 90 anos que tiveram seus benefícios bloqueados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está causando indignação no Congresso Nacional. O INSS quer que os aposentados façam um recadastramento, para acabar com as fraudes.

O senador Sérgio Cabral Filho (PMDB-RJ) considera necessário o recadastramento, mas acha um desrespeito exigir que pessoas idosas se desloquem até agências do INSS para desbloquear o pagamento.
 
– O INSS é que deveria mandar servidores até os idosos, e não esperar que estes vão até o Instituto comprovar que estão vivos – afirmou.