Ministro da Educação pede aos prefeitos que se mobilizem

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 11 de março de 2003 as 11:18, por: cdb

O ministro da Educação, Cristovam Buarque, disse, ao chegar ao Encontro de Prefeitos – VI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, no Hotel Blue Tree Park, que “é preciso que os prefeitos, como líderes nacionais, se mobilizem, junto com o governo Lula, para que sejam colocados no orçamento de 2004 mais recursos para a educação. Eu quero ser um aliado dos prefeitos na luta para que o Brasil, finalmente, pague essa dívida imensa que tem com o povo brasileiro por investir pouco na educação”, destacou, observando que foi distribuído um documento de seis páginas onde estão as ações já realizadas pelo Ministério e as que ainda serão feitas.

Com relação ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, Cristovam ressaltou que a lei manda pagar R$ 700,00 por criança e que o governo está pagando pouco mais de R$ 400,00.

“Isso vai ter que entrar no orçamento de 2004 e eu peço aos prefeitos que usem a força política deles para que, na elaboração do orçamento, a partir de já, de abril que começa, a gente tenha mais recursos para a educação”, defendeu.

Os ministros das Cidade, Olívio Dutra, da Casa Civil, José Dirceu; e da Previdência Social, Ricardo Berzoini, entre outros participam do encontro, que prossegue até quinta-feira (13).