Ministro da Defesa israelense viaja para os EUA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 10 de novembro de 2003 as 08:15, por: cdb

O ministro da Defesa israelense, Shaul Mofaz, viajou neste domingo à noite para os Estados Unidos. Ele deve se reunir com o secretário americano da Defesa, Donald Rumsfeld, a conselheira de Segurança Nacional, Condoleezza Rice, o vice-presidente, Richard Cheney, e o secretário de Estado, Colin Powell.

Mofaz assistirá na próxima sexta-feira à cerimônia de apresentação do caça-bombardeiro de última geração F16-I, fabricado pela Lockheed Martin em Fort Worth, Texas, e que será utilizado pelas Forças Aéreas israelenses.

De acordo com a imprensa, Mofaz tentará convencer o Governo americano de que Israel está disposto a retomar as negociações com os palestinos, tendo o Mapa de Rota como ponto de partida, e ressaltará a importância de pressionar o Irã sobre seu programa nuclear.

Além disso, o ministro israelense espera persuadir o Senado a incluir no orçamento de Defesa dos EUA o dinheiro investido em projetos tecnológicos conjuntos, como os mísseis Arrow, ou o projeto Nautilus para armas laser.