Ministro apresentará mudanças no Provão

Arquivado em:
Publicado Terça, 02 de Dezembro de 2003 às 08:05, por: CdB

O ministro da Educação, Cristovam Buarque, vai apresentar nesta terça-feira, no Congresso Nacional, as mudanças no sistema de avaliação do ensino superior. O Provão (Exame Nacional de Cursos) se chamará Exame Nacional de Desempenho do Corpo Discente e será aplicado a cada três anos.

Conforme o ministro, o sistema a ser implantado criará um novo indicador, o Índice de Desenvolvimento do Ensino Superior (Ides), que será a média das avaliações da aprendizagem, formação do corpo docente, das instalações dos cursos e de seu envolvimento com a realidade.

Os cursos com avaliação preocupante vão assinar um termo de compromisso com o ministério e com os estudantes. Se eles não melhorarem em um prazo de três anos, serão fechados.

Entenda o que muda

A proposta do novo sistema de avaliação do ensino superior prevê a aplicação de duas provas, no primeiro e no último ano de curso. Atualmente só um teste é feito. O exame terá 70% das questões sobre o conteúdo do curso e 30% ligadas a conhecimentos da formação do aluno.

É possível ser avaliado duas vezes - se o estudante estiver no primeiro e no último ano quando seu curso for avaliado. Porém, também é possível o diploma sem fazer o teste. Isso ocorreria se o aluno não estivesse no primeiro nem no último ano quando o curso fosse avaliado - ou não fosse sorteado para fazer a prova, para os cursos mais populosos.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo