Ministério da Saúde vai distribuir camisinha para idosos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 6 de setembro de 2001 as 15:55, por: cdb

O ministério da Saúde brasileiro anunciou, nesta quinta-feira, que começará a distribuir preservativos entre os maiores de 60 anos. A decisão aconteceu dois dias após a constatação do aumento impressionante no número de casos de Aids na terceira idade.

Ano ano passado, as autoridades sanitárias foram notificadas de 202 novos casos de infecção em idosos em todo o país. O levantamento do quadro na terceira idade foi feito pelo Hospital Gaffrée Guinle, no Rio de Janeiro, referência nacional na luta contra a Aids. A conclusão é de que os idosos tornaram-se mais suscetíveis à doença por causa dos avanços que estão melhorando a sua vida sexual, como o Viagra e as próteses.

Várias vezes, o vírus é confundido com outras doenças, devido ao despreparo e até mesmo preconceito dos médicos, que não pedem testes de Aids a idosos.

O ministério da Saúde revelou que a decisão de distribuir os preservativos entre idosos é conseqüência direta do estudo do Gaffrée Guinle. Técnicos sanitários se reunirão para discutir os meios de implantar o programa.