Ministério da Saúde pretende vacinar mais de 114 mil idosos contra a gripe

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 7 de abril de 2003 as 09:39, por: cdb

A vacinação contra a gripe para homens e mulheres com mais de 60 anos será realizada no próximo sábado, com apoio do Ministério da Saúde, e o governo estadual pretende vacinar 114.377 idosos. O slogan da campanha é “Velho é seu preconceito” e a vacina estará disponível em todas as unidades de saúde do estado.

Segundo a Coordenadoria Estadual de Epidemiologia, a vacina deve ser tomada antes do inverno, quando aumenta o número de atendimentos para tratamento da gripe. O público alvo deve ser vacinado todos os anos, devido às modificações do vírus, mas não devem receber a dose aquelas pessoas que têm alergia a ovo e sofrem doenças neurológicas ativas. Outra recomendação é para que no sábado os idosos não esqueçam de levar o cartão de vacinação.

O efeito da vacina ocorre após duas semanas. “É por isso que algumas pessoas acreditam que foram imunizadas e mesmo assim ficaram gripadas. Na verdade elas já estavam com gripe quando compareceram ao posto”, atesta a coordenadora estadual de Epidemiologia, Hilda Guimarães.