Minissérie 'Um Só coração' é inspirada em Yolanda Penteado

Arquivado em:
Publicado Domingo, 09 de Novembro de 2003 às 21:57, por: CdB

A minissérie "Um Só Coração", de Maria Adelaide Amaral, vai contar a história de São Paulo por meio de Yolanda Penteado, personalidade marcante, mulher inovadora, responsável, junto com seu marido, Francisco Matarazzo, pela criação do Museu de Arte Moderna (MAM) e pela Bienal de Arte de São Paulo.

O papel de Yolanda será de Ana Paula Arósio. Já o papel de Guiomarita , irmã de Yolanda, será da estreante Gabriela Hess, de 28 anos, descendente direta de Yolanda Penteado. Guiomarita era sua bisavó na vida real.

- É muito bom poder resgatar a história da família, ainda mais em um trabalho com tanto conteúdo - diz Gabriela. Yolanda morreu em 1983, aos 80 anos de idade, quando Gabriela tinha 8. Entre as homenagens que recebeu está uma edição especial da revista Vogue.

O exemplar, assim como o livro "Tudo em Cor-de-Rosa", que escreveu em 1976 e serviu de inspiração para a minissérie, está guardado em um baú entre outras relíquias da pessoa mais famosa da família Penteado.

O convite para viver sua tia-bisavó em "Um Só Coração" surgiu por acaso. Em fevereiro deste ano, Maria Adelaide Amaral marcou uma reunião com a família Penteado para ver fotos e saber um pouco mais da vida de Yolanda. Gabriela participou e, na ocasião, disse a Maria Adelaide que gostaria de trabalhar como pesquisadora no projeto.

No ato, ganhou um caderninho e começou a checar com os familiares as datas e os detalhes da vida de Yolanda. "Sabia que ela, assim como minha bisavó, havia se desquitado, o que na década de 30 não era bem-visto. Sabia que havia sido uma empreendedora, mas não sabia as datas exatas." Quando mostrou a Maria Adelaide uma pasta com recortes e fotos de seu trabalho, Gabriela saiu dos bastidores para encarar um papel à frente das câmeras.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo