Mikhail Saakashvili obtém 95% dos votos na Geórgia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 5 de janeiro de 2004 as 10:41, por: cdb

Mikhail Saakashvili, líder da revolta que em novembro passado pôs fim a 11 anos do governo de Eduard Shevardnadze, conseguiu aproximadamente 95 por cento de votos nas eleições presidenciais de domingo na Geórgia, segundo os primeiros resultados oficiais anunciados nesta segunda-feira.

O presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC), Zurab Chiaberashvili, precisou que estes dados se baseiam em 30 atas de mesas eleitorais de 14 das 75 circunscrições eleitorais do país.

– Os dados das outras 2.820 mesas estão sendo introduzidas pelo computador – acrescentou.

O presidente da CEC não precisou que porcentagem de eleitores abrange as seções citadas nem as porcentagens de votos conseguidos pelos outros cinco candidatos, limitando-se a indicar que foram “insignificantes”.

Chiaberashvili também reconheceu que depois do fechamento das seções em várias mesas se produziram “infrações” e prometeu uma “dura reação” a respeito. Anteriormente, o presidente da CEC informou que a participação eleitoral nas eleições presidenciais do domingo passado na Geórgia alcançou 83 por cento.

Na votação, disse, participaram 1,762 milhão de eleitores, de um total de 2,130 milhões inscritos. Nas vésperas das eleições, as autoridades georgianas chamaram a inscrever-se os cidadãos com direito de voto e como resultado obtiveram um censo de 1,738 milhão de eleitores.

Muitos outros georgianos se inscreveram no dia da votação e com isso o censo alcançou os 2,130 milhões de eleitores.