Microsoft vai investir US$ 9,5 bilhões em P&D durante 2010

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 4 de março de 2010 as 12:32, por: cdb

A Microsoft planeja gastar 9,5 bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento este ano. A informação foi dada por Kevin Turner, diretor de operações da empresa, durante palestra na Cebit. “Vamos mudar e reinventar a nossa empresa para conquistar a liderança na nuvem”, afirmou Turner, ao comentar que o valor, além de ser maior que o declarado pela concorrência, será aplicado, em grande parte, no desenvolvimento de produtos e softwares para cloud computing.

Segundo Turner, a Microsoft tem mais serviços na nuvem que qualquer outra empresa, que vão desde o segmento de consumo, através do serviço de e-mail, até sistemas mais sofisticados, como os presentes na plataforma Azure.

Turner disse também que a Microsoft continuará investindo significativamente no mercado de software, principalmente diante da pressão cada vez maior que vem sofrendo de empresas como a Google e seus pacotes de produtividade para escritórios. E argumentou que, na visão da empresa, haverá sempre espaço para o software cliente, como os da suíte Office, que podem oferecer mais recursos que os equivalentes encontrados na nuvem.

Mobilidade

Com relação ao mercado móvel, Turner defendeu a criação do sistema operacional Windows Phone 7, com previsão de chegada ao mercado ainda este ano. O sistema é a resposta da empresa à forte concorrência de fabricantes como Apple, Nokia e outros fabricantes que já usam o sistema operacional Android, da Google.

Segundo ele, o Windows Phone 7 é uma revisão completa das versões anteriores da versão móvel do Windows, totalmente integrada a outros produtos Microsoft, como o X-box e o Zune.