Microsoft quer seus softwares também em carros

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 28 de novembro de 2003 as 16:03, por: cdb

O próximo grande negócio da Microsoft é explorar o mercado de automóveis. O site Cnetnews.com informa que Bill Gates garantiu a um grupo de pesquisadores de universidades americanas, durante a Comdex de Las Vegas, que, em três anos, 30% dos carros que circularão no Japão, Europa e Estados Unidos terão uma versão especial do Windows CE, sob o qual rodarão softwares de sistemas de navegação e players de música.

Por sinal, A BMW já topou fechar com Gates – ela tem um protótipo esportivo com sistema de reconhecimento de voz da Microsoft que transmite informações sobre o trânsito e dá acesso a e-mails. E as conversações com a Honda e a Volvo, segundo o CnetNews.com, estão avançadas.

A Microsoft, porém, não está sozinha na parada – a QNX Software Systems e a Wind River têm planos semelhantes – , de modo que a meta prevista, na opinião dos analistas, dificilmente será cumprida. Além disso, até o momento, apenas 14% dos veículos estão conectados em rede, a maioria pelo sistema OnStar, incluído nos modelos mais modernos da GM.