Microsoft poderá oferecer software para celulares da Motorola

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 5 de setembro de 2003 as 11:24, por: cdb

A Microsoft está trabalhando em um acordo para oferecer software para os telefones celulares da Motorola que serão vendidos para clientes da Orange, unidade de telefonia celular da France Telecom, informou a operadora francesa na noite desta quinta-feira.

O acordo com a Motorola, que recentemente vendeu sua parcela de 19% da Symbian, concorrente da Microsoft em softwares para celulares, é um passo importante para a maior produtora mundial de software, que tenta entrar no mercado de sistemas operacionais para telefonia móvel.

A Orange tinha descartado anteriormente a possibilidade de um acordo, conforme comunicado publicado em junho. O jornal Financial Times, sem citar fontes, divulgou ontem que um telefone Motorola equipado com software da Microsoft será lançado este mês. Representantes da fabricante de celulares não estavam disponíveis para comentar o assunto e um porta-voz da Microsoft não confirmou o acordo.

Um representante da France Telecom nos Estados Unidos disse que Orange está trabalhando em um acordo para incluir software da Microsoft nos seus aparelhos celulares. Em comunicado, a Orange informou que vai fechar “pactos com a Microsoft para o desenvolvimento de novos smartphones baseados na plataforma Windows Mobile”, bem como para a criação de um celular para clientes corporativos e que vai utilizar o sistema operacional da Palm. A operadora anunciou que está tentando tornar possível a escolha do sistema operacional pelos usuários.

A Motorola, que já chegou a usar softwares próprios e da Symbian, lançou no início deste ano seu primeiro celular com sistema Linux e tecnologia Java, rivais dos produtos da Microsoft.