Microsoft encerra suporte ao Windows 98 e 98SE

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 6 de janeiro de 2004 as 10:18, por: cdb

Em 16 de janeiro de 2004, os sistemas operacionais Windows 98 e Windows 98SE deixarão a fase de suporte estendido, e serão oficialmente considerados “obsoletos” pela Microsoft. Com isso, encerra-se o suporte técnico e o desenvolvimento de correções para bugs e falhas de segurança.

A partir desta data, suporte técnico só poderá ser conseguido através da documentação oficial disponível no site da Microsoft, que continuará acessível até pelo menos 30 de Junho de 2006. A empresa recomenda que usuários do Windows 98 migrem para novas versões do sistema operacional, como o Windows XP (para desktops) ou o novo Windows Server 2003 (para servidores).

A decisão afetará 27% dos usuários da Internet, segundo o Google Zeitgeist, serviço que monitora tendências e padrões na Internet. Além de bugs não corrigidos, estes usuários também estarão à mercê de eventuais falhas de segurança ainda desconhecidas, que poderiam ser usadas para a criação de novos worms e vírus, que afetariam um número considerável de máquinas.

Aos que não pretendem atualizar seus sistemas e querem continuar se mantendo seguros, valem os conselhos de sempre: um software de Firewall, que impede que outros computadores se conectem ao seu via Internet, e um antivírus atualizado ajudam a prevenir muitas dores de cabeça.