Microsoft diz que aquisição em mercado de buscas é improvável

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Publicado segunda-feira, 5 de outubro de 2009 as 12:09, por: cdb

O presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, não espera fazer aquisições que ajudem a empresa a desafiar o domínio do Google sobre o mercado de buscas na Internet, disse ele nesta segunda-feira.

– Não, não espero –, respondeu o executivo quando perguntado se aquisições nesse setor seriam parte da estratégia.

A Microsoft recentemente fechou um acordo de buscas com o Yahoo, depois de uma longa e fracassada batalha para adquirir a empresa.

– Vocês continuarão nos vendo trabalhar com afinco e investir em marketing e coisas assim, além de, claro, tentar aprovar o acordo com o Yahoo junto às autoridades regulatórias –, declarou Ballmer após palestra à CBI, uma organização de lobby da indústria britânica.

Ballmer também reiterou sua opinião, repetida diversas vezes, de que é provável que o crescimento retorne lentamente e em nível mais baixo na economia mundial.

Ballmer também afirmou que a Microsoft está congelando seu orçamento de pesquisa e desenvolvimento, o maior do setor,  em US$ 9,5 bilhões, em parte a fim de manter recursos de reserva para a batalha contra o Google.

– Vamos garantir que tenhamos o dinheiro necessário a nos estabelecer em novos negócios –, afirmou. – Estamos tentando oferecer alguma concorrência ao Google nas buscas –, disse.

Sob o acordo de 10 anos com o Yahoo, o novo serviço de buscas Bing, da Microsoft, será usado nos sites do Yahoo. Em troca, a Microsoft pagará ao Yahoo 88% da receita publicitária gerada com esse negócios.

Isso significa que a Microsoft recebe mais tráfego para refinar sua tecnologia de buscas e ampliar sua base publicitária, enquanto o Yahoo recebe receita de anúncios de busca sem a despesa de administrar um serviço de buscas próprio.