Michael Biggs consegue cidadania britânica

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de setembro de 2002 as 00:33, por: cdb

Michael Biggs, filho do assaltante do trem pagador inglês Ronald Biggs, é agora cidadão britânico.

A decisão foi tomada pelo Ministério do Interior da Grã-Bretanha, que inicialmente tinha negado a Mike Biggs o direito de ficar no país.

Mike Biggs nasceu no Rio de Janeiro e ganhou a cidadania britânica quando sua mãe, a brasileira Raimunda, se casou com seu pai, o inglês Ronald Biggs, numa cerimônia realizada na prisão onde o lendário assaltante está preso.

Segundo um correspondente da BBC, Mike Biggs ganhou o direito ao passaporte britânico duas semanas depois do casamento de seus pais, em julho, mas a informação só foi divulgada nesta terça-feira.

Direito de permanecer

Segundo uma declaração de Mike a uma emissora de rádio da BBC, a idéia do casamento foi dele para que, assim, ele não pudesse ser expulso da Grã-Bretanha.

O filho de Ronald Biggs vinha lutando pelo direito de permancer na Grã-Bretanha indefinidamente desde que ele chegou ao país com o pai, no ano passado.

Mike alegava que queria visitar o pai, que está preso num hospital-prisão, de segurança máxima, no sudeste de Londres.

Ronald Biggs está com a saúde muito debilitada depois de sofrer três derrames. Ele não fala mais e anda com dificuldade.

Trem pagador

Na semana que vem, os advogados de Biggs vão entrar com um pedido legal, na Suprema Corte, para pedir uma revisão da sentença da prisão.

O ministro do Interior da Grã-Bretanha, David Blunkett, pode decidir, em circunstâncias especiais, libertar o prisioneiro mais cedo.

Ronald Biggs está preso cumprindo pena pelo assalto ao trem pagador que fazia o percurso entre Glasgow, na Escócia, e Londres, na Inglaterra, em 1963.

Depois de fugir da prisão de Wandsworth, ele foi para o exterior onde ficou foragido durante vários anos. Desde 1970, ele vivia no Rio de Janeiro.

Em maio do ano passado, Ronald Biggs voltou para Inglaterra para servir o resto dos 28 anos da sentença.