Menina grávida de 9 anos corre risco de vida

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 21 de fevereiro de 2003 as 15:17, por: cdb

Uma menina de nove anos da Nicarágua, que engravidou após ser estuprada, foi internada de emergência ontem numa clínica particular local com problemas de saúde e corre perigo de vida, informaram hoje, sexta-feira, fontes próximas à família.

Uma fonte do grupo nicaragüense Rede de Mulheres Contra a Violência (RMCV) disse hoje à EFE que a menina foi internada ao apresentar sintomas de “fraqueza, náusea e enjôos”.

Existe a suspeita de que a menina tenha sido estuprada por um jovem costarriquenho, quando ajudava seus pais na colheita de café em uma fazenda da Costa Rica.

A menina está grávida de 15 semanas e, nos hospitais onde foi atendida, também foram detectadas duas doenças sexualmente transmissíveis.

Os pais da menor pediram às autoridades da Nicarágua que o aborto seja autorizado.

Uma junta de três médicos do Ministério da Saúde examinou a menor esta semana e emitiu um laudo, advertindo que ela pode morrer se abortar ou não, mas nenhuma das duas alternativas foi indicada.

Os pais da menina estão à espera de que o presidente da Nicarágua, Enrique Bolaños, responda à solicitação para que adote medidas para salvar sua única filha.