MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA RECEBEM PRÊMIO NOBEL DA PAZ

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 10 de dezembro de 2012 as 10:26, por: cdb

BRUXELAS, 10 DEZ (ANSA) – O presidente do Conselho Europeu , Herman Van Rompuy, e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, receberam hoje o prêmio Nobel da Paz em nome da União Europeia (UE), em cerimônia realizada em Oslo.
   
“Os líderes de seis Estados se reuniram em Roma, a cidade eterna, para começar um novo futuro”, disse Van Rompuy na abertura de seu discurso de agradecimento, lembrando das origens da UE.
   
O presidente do Conselho lembrou dos conflitos na Europa como a guerra na ex-Iuguslavia, o massacre de Srebrenica e o fim do bloco soviético, mostrando o poder de recuperação da UE.
   
“Tenho orgulho de ser europeu”, com essas palavras Van Rompuy finalizou seu discurso e foi ovacionado pelos outros líderes europeus presentes na cerimônia.
   
Por sua vez, Barroso ressaltou que “a atual situação da Síria é uma mancha na consciência do mundo” e que “a comunidade internacional tem o dever moral de tratar”.
   
O português citou o papa João Paulo II durante seu discurso. “Depois da unificação, a Europa foi capaz de respirar com seus dois pulmões, como disse Karol Wojtyla”, explicou Barroso, se referindo à queda do Muro de Berlim.
   
A UE foi escolhida para receber o prêmio, pois o comitê acredita que o bloco contribui há mais de 60 anos para a paz, reconciliação, democracia e direitos humanos. (ANSA)