Meirelles: Brasil está preparado para possível recessão norte-americana

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 20 de dezembro de 2007 as 17:37, por: cdb

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse nesta quinta-feira, durante audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que o Brasil está preparado para a possibilidade de uma recessão nos Estados Unidos, que afetaria a economia mundial, apesar dos indicadores econômicos.

— Não se sabe com certeza o que vai acontecer nos Estados Unidos, porque a economia americana de um lado ainda dá sinais de estar robusta, mas tem um problema de crédito muito sério que pode eventualmente gerar uma diminuição do ritmo de atividade à frente. Mas o importante para nós brasileiros é que o Brasil está muito melhor preparado para enfrentar esse tipo de situação e temos segurança de que o Brasil crescerá a taxas robustas no ano de 2008 —, afirmou.

Meirelles disse que se a recessão acontecer por “aperto de crédito” haverá efeitos mundiais. Mas disse que o mundo hoje está menos dependente da economia americana, porque metade do crescimento do mundo já está na Ásia.

Segundo ele, 2008 será “um ano novo para a economia brasileira muito feliz”. E citou que a taxa de desemprego está baixa e houve aumento da massa salarial, da renda e das vendas do varejo.
“O Brasil, pela primeira vez em muito tempo, de fato, tirou partido de condições internacionais favoráveis, fez o seu dever de casa, e hoje está crescendo sem a existência de desequilíbrios”.