Medo de fraude mobiliza observadores na Rússia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 7 de dezembro de 2003 as 21:52, por: cdb

Para o russo Andrey Ozharovskii, teórico de física nuclear,  38 anos e simpatizante de Putin, todo cuidado é pouco: neste sábado ele comandou um grupo de 44 observadores de vários países, na sua maioria, estudantes ingleses, americanos , letões, suecos e outros, além de cem voluntários russos para se juntar a um batalhão de observadores de outras organizações.  Objetivo: conferir os votos para não deixar margem de dúvida.

– Temos feito isso há mais de dez anos. É muito importante para a Rússia se certificar que os votos estão sendo contados corretamente. Já tivemos casos que foram parar no tribunal. Todo mundo está preocupado com isso. Muitas votações foram invalidadas pelo tribunal (por fraude) nas eleições dos conselhos legislativos em Krasnodarskij Kraj, no sul, perto da Geórgia – contou Andrey, presidente da organizaçao russa “Clube de Discussão Internacional”, que opera em duas frentes: eleições e defesa ambiental.

Para ele, embora todos na Rússia digam que o novo parlamento não terá surpresas, e deverá confirmar sem problemas o poder de Putin,  nada é certo numa eleição.