Paraná vai manter medidas de prevenção à dengue no inverno

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 31 de maio de 2011 as 08:25, por: cdb
No inverno ocorre um descuido de boa parte da população e gestores públicos, que tendem a minimizar o perigo

As medidas de prevenção à dengue devem ser mantidas no Paraná mesmo com as baixas temperaturas verificadas nos últimos dias, alerta a Secretaria da Saúde. A mínima registrada na madrugada desta terça-feira foi 2,6 graus Celsius (°C), em Guarapuava.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, o Laboratório do Clima da Universidade Federal do Paraná constatou que todas as regiões estão com baixo ou nenhum risco para o desenvolvimento do mosquito transmissor da doença.

– Mas é neste momento em que se deve criar as condições para que a dengue não avance quando as temperaturas voltarem a subir –, alertou.

O superintendente ressalta que no inverno geralmente ocorre um descuido de boa parte da população e gestores públicos, que tendem a minimizar o perigo.

A Secretaria da Saúde está orientando os municípios para que mantenham as equipes de agentes de endemias estruturadas durante o inverno e continuem as visitas de rotina com o objetivo de orientar a população e eliminar possíveis criadouros.

Este ano já foram confirmados 23,3 mil casos de dengue no Estado, com 14 mortes.