MEC libera inscrições para o Sisu com início em 7 de janeiro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 26 de dezembro de 2012 as 07:52, por: cdb
Sisu
Termina nesta sexta-feira o prazo para que os 108 mil candidatos selecionados para a primeira chamada do Sisu

Estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota maior do que zero na redação estão aptos a se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a partir do dia 7 de janeiro do ano que vem. Com o Sisu, o estudante concorrerá a uma vaga para cursos de universidades e institutos federais de ensino superior.

O número de vagas no primeiro semeste ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação, mas no segundo semestre de 2012, foram oferecidas 30 mil vagas. Segundo o cronograma do Sisu, publicado na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União, as inscrições vão até as 23 horas e 59 minutos do dia 11 de janeiro de 2013 (horário de Brasília) e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no portal do Sisu.

Segundo o edital, o estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga e deverá especificar a ordem de preferência, o local de oferta, o curso e o turno.  Além disso, será possível escolher a modalidade de concorrência – em 2013, o Sisu se adequará à Lei de Cotas, de agosto de 2012. As inscrições serão gratuitas e as instituições de ensino deverão disponibilizar acesso à internet aos estudantes interessados.

Com a inscrição no Sisu, o candidato concorrerá a vagas em dezenas de instituições públicas cadastradas em todo o país. Para a seleção do primeiro semestre de 2013 valerá a nota do Enem 2012, cuja divulgação, segundo o MEC, será feita nesta sexta-feira.

As matrículas serão feitas nas instituições nos dias 18, 21 e 22 de janeiro para a primeira chamada e 1º, 4 e 5 de fevereiro para segunda. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 de janeiro de 2013 e da segunda chamada, no dia 28 de janeiro, no site do Sisu e das instituições. No caso de notas idênticas, o desempate será feito pela seguinte ordem de critérios: nota na redação; nota em Linguagens, Códigos e suas tecnologias; nota em Matemática e suas Tecnologias; nota em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e nota em Ciências Humanas e suas Tecnologias.