McDonald’s muda a receita para escapar da crise

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 8 de abril de 2003 as 10:54, por: cdb

A rede de lanchonetes McDonald’s afirmou que está mudando de direção, depois de sofrer o primeiro prejuízo em seus 55 anos de história.

Os executivos da empresa chegaram à conclusão de que a estratégia da rede de fast-food está ultrapassada e decidiram realizar uma série de mudanças para oferecer uma comida “mais saudável” e hambúrgueres de “maior qualidade”.

A maior rede de lanchonetes do mundo também planeja abrir uma quantidade menor de restaurantes nos próximos meses – a previsão é de apenas 360 novas lojas neste ano; no ano passado, mais de mil foram abertas.

O McDonald’s, que já foi considerado uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo, sofreu uma queda nas vendas nos últimos 12 meses e, em janeiro, registrou o seu primeiro prejuízo trimestral.

A rede de lanchonetes foi atingida por uma combinação de temores quanto à segurança de seus alimentos e pelo aumento do desgaste dos consumidores diante do cardápio de seus restaurantes.

Em 2003, o McDonald’s planeja investir US$ 1,2 bilhão, cerca de US$ 800 milhões a menos do que no ano passado – uma redução baseada principalmente no corte na quantidade de novos restaurantes.

De acordo com o presidente da empresa, Jim Cantalupo, o McDonald’s precisa “fazer menos coisas e fazer melhor”.

Até pouco tempo atrás, a estratégia tradicional da rede de lanchonetes era crescer com a construção de novos restaurantes e a venda de hambúrgueres a preços baixos.

“O mundo mudou. Nossos consumidores mudaram. Nós temos de mudar também”, disse Cantalupo.

Entre as mudanças, o McDonald’s pretende introduzir em seu cardápio um “hambúrguer premium”, com uma carne mais saudável.

Além disso, a empresa afirma que seus funcionários serão melhor treinados e instruídos a sorrir mais e a pedir desculpas por eventuais problemas.

Os executivos da companhia dizem ainda que plástico e aço inoxidável passarão a ser acompanhados por “aroma e cordialidade”.

O McDonald’s também planeja lançar uma nova campanha mundial de publicidade para tentar transformar a sua imagem.

O anúncio das novas medidas foi bem recebido pelos investidores, e as ações da empresa subiram quase 9% na segunda-feira.