Matriz energética pode mudar após grande descoberta de gás em Santos

Arquivado em:
Publicado Quinta, 04 de Setembro de 2003 às 16:35, por: CdB

A Petrobras confirmou nesta quinta-feira que as recentes descobertas de gás natural na Bacia de Santos, que chegam a somar 419 bilhões de metros cúbicos de gás natural (2,6 bilhões de óleo equivalente), são praticamente o triplo dos 70 bilhões de metros cúbicos que já foram divulgados como reservas potenciais em abril deste ano.

Comprovada a comercialidade do gás, a descoberta poderá elevar as reservas do país a mais de 600 bilhões de metros cúbicos. Para o diretor de Exploração e Produção da companhia, Guilherme Estrella, o achado deverá promover uma mudança na matriz energética brasileira a médio prazo.

- Os grandes volumes de gás que identificamos em Santos não são reservas ainda. Só passam a ser consideradas reservas com o firme compromisso de comercialização. Porém, certamente estamos colocando à disposição do governo volumes consideráveis, que podem inclusive modificar o perfil da matriz energética brasileira, hoje pobre em gás - informou Estrella.

De acordo com dados divulgados pela Petrobras, além dos 419 bilhões de metros cúbicos de gás natural, foram descobertas nos últimos doze meses no país reservas estimadas em cerca de 4 bilhões de barris de petróleo, totalizando 6,6 bilhões de óleo equivalente potencialmente recuperável.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo