‘Matrix Revolutions’ revoluciona a história das bilheterias dos cinemas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 11 de novembro de 2003 as 02:46, por: cdb

Com 204 milhões de dólares arrecadados no fim de semana, o último capítulo da saga futurista ‘Matrix’ de fato revolucionou a história das bilheterias de cinema do mundo: foi o filme mais vendido, de acordo com a Warner Bros.  
 
O último lançamento da trilogia estreou na última quarta-feira em 80 países ao mesmo tempo e, nos primeiros cinco dias em cartaz, vendeu 204 milhões de dólares em ingressos em todo o mundo. Assim, ocupou 18 mil salas de cinema, segundo a Warner Bros.

Isto o torna o filme mais bem recebido pelo público em todos os tempos, superando inclusive ‘O Senhor dos Anéis: As Duas Torres’, acrescentou.

Apesar do sucesso, o último filme protagonizado por Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss e Laurence Fishburne deixou os analistas desgostosos porque perdeu para ‘Matrix: Reloaded’ na estréia nos Estados Unidos, de acordo com dados divulgados pela empresa Exhibitor Relations na última segunda-feira.

– O lançamento de ‘Revolutions’ foi bom, mas comparado com ‘Reloaded’ é bastante pálido – disse Paul Dergarabedian, presidente da empresa Exhibitor Relations, que contabiliza as vendas nas bilheterias dos Estados Unidos, em entrevista ao jornal New York Times.

Talvez uma das razões da ‘pobre’ estréia de ‘Revolutions’ nos Estados Unidos tenha sido a decisão de soltar o filme em novembro e não em maio que vem, um mês considerado bom para lançamentos no cinema. Pode ser que isso tenha distanciado ‘Revolutions’ do filme anterior, informou o estúdio Warner Bros., citado pelo jornal New York Times.

O terceiro capítulo da série ‘Matrix’ arrecadou 48,4 milhões no último fim de semana nos Estados Unidos, contra 91,7 milhões da segunda parte da trilogia no mesmo período do último verão (boreal).

O último capítulo do filme, em que Neo (Keannu Reeves) luta pela sobrevivência da Terra, vendeu em cinco dias um total de 83,790 milhões de dólares nos Estados Unidos.

Em sistema inédito de estréia, os fanáticos da saga tiveram de madrugar em Los Angeles ou pernoitar em Tóquio para assistir o filme, respectivamente, às 06H00 e 23H00.

Escrito e dirigido pelos irmãos Wachowski e produzido por Jel Silver, ‘Matrix Revolutions’ foi financiado pela Warner e a Village Roadshow. O filme custou 200 milhões de dólares.

Outra surpresa do cinema nesta semana foi o filme ‘Um Duende em Nova York’ (‘Elf’), distribuído pela New Line Cinema, uma comédia natalina que ficou em segundo lugar, com 31,1 milhões de dólares no fim de semana.

‘Irmão Urso’ (‘Brother Bear’), da Walt Disney Co., foi o terceiro mais vendido, com 18,5 milhões de dólares, seguido do filme de terror ‘Todo Mundo em Pânico 3’ (‘Scary Movie 3’), com 11,1 milhões de dólares.

O quinto colocado é o drama ‘Meu Nome é Rádio’ (‘Radio’), protagonizado por Ed Harris e Cuba Gooding Jr., que arrecadou 7,4 milhões em seu terceiro final de semana em cartaz.