Marketing em alta

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 4 de setembro de 2012 as 08:46, por: cdb

Marcelo Guimarães com a sua equipe em 2011

O Diretor de Marketing do Botafogo, Marcelo Guimarães, está concorrendo ao prêmio de Melhor Executivo de Marketing de Clubes – 2011, promovido pela Pluri Consultoria em parceria com a Trevisan Escola de Negócios. Também estão na disputa Armênio Neto (Santos), Caio Campos (Corinthians), Jorge Avancini (Internacional) e Marcos Blanco (Vasco da Gama).

O vencedor será anunciado durante o seminário “O Futuro dos Clubes Brasileiros”, que será realizado no dia 17 de etembro, em São Paulo. Na ocasião, estarão reunidos os principais dirigentes e profissionais do futebol brasileiro. O Ministro dos Esportes, Aldo Rebello, confirmou presença.

“A merecida indicação do Diretor de Marketing Marcelo Guimarães mostra o quão foi acertada foi a decisão do clube de ir ao mercado e buscar executivos competentes para tocar o dia a dia do Botafogo”, destacou o presidente Mauricio Assumpção.’

Nos últimos anos, o Departamento de Marketing do Botafogo ganhou notariedade pelas ações diferenciadas, sempre com envolvimento da torcida. Não é qualquer equipe que leva 10 mil pessoas a um estádio – em dia sem jogo – para ver os garotos da base.

Já imaginou você ir trabalhar, num dia normal, e no sinal de trânsito se deparar com uma Blitz Sou Botafogo? Centenas de brindes foram distribuídos, entre eles ingressos para os jogos do time.  

Que time tem a capacidade criativa de inventar um mascote voador, no formato de um dirigível? O Caçador rapidamente caiu nas graças da torcida. É um dos produtos licenciados oficiais mais vendidos na Loja Oficial.

Todo mundo sabe a força que o 7 tem no Botafogo. Em 2011, esse número teve uma conotação especial. No dia 7 de cada mês, 7 ações de marketing reforçaram o projeto que buscou valorizar a marca e se apropriar definitivamente do número 7 como referência alvinegra. Entre as dezenas de ações ao longo do ano, o Departamento de Marketing promoveu concurso de sambavisita de um ídolo a uma creche, encontros de torcedores e craques do passado e presente…

Com uma mentalidade diferenciada, o Marketing Alvinegro tem como palavra de ordem a inovação. Aguardar o início de uma partida do Botafogo no estádio nunca é entediante. Para ser ter uma ideia, até desfile de escola de samba já teve na pista de atletismo. A Imperatriz Leopoldinense, sob o comando do premiado carnavalesco Max Lopes, encantou os alvinegros em 2011.

Mas ativações nas sedes do clube e no estádio não são suficientes para o Marketing Alvinegro. Que tal relembrar a campanha “Tem que ter Paixão”. Uma inédita campanha da valorização do clube. Spots nas rádios com falas dos jogadores dando dicas de cavadinhas, dribles, passes e defesas de pênalti. Ouvir, de casa, um ídolo contando como virou botafoguense, de fato, não tem preço.  

E se você acha que já viu de tudo… Na inauguração dos uniformes oficiais de 2011/2012, uma carreta toda paramentada com os símbolos do Botafogo viajou pela orla do Rio de Janeiro. Torcedores acostumados a ver ativações somente no estádio e na TV ficaram boquiabertos.

Esse é o Marketing Alvinegro: sua paixão é a nossa inspiração!

Confira abaixo algumas ativações do Marketing em 2011/2012 

Departamento de Marketing