O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, Luiz Marinho, disse neste sábado que o PT ainda não assumiu a responsabilidade de ser governo.
O sindicalista referia-se ao fato do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, ter se manifestado contra a política-monetária do BC em relação às elevadas taxas de juros; e aos radicais do PT, que levaram a público suas insatisfações com o governo Lula.
– O ministro pensava que a conversa era interna ao partido. Mas, destaco a necessidade de saber a diferença entre uma discussão externa e interna. Há muita gente dentro do PT que precisa aprender a ser governo – disse.
Mesmo afirmando que entende as razões das declarações do ministro, Marinho diz estar certo que a economia só retomará a trajetória de crescimento depois que a taxa básica de juros for reduzida. Para o dirigente sindical, o crescimento do PIB deste ano será semelhante ao do ano passado.
– Não acredito que a economia este ano será melhor do que a de 2002, mas a taxa de juros já tem condições de cair – afirmou.
Marinho está participando do seminário do PT sobre reforma da Previdência, iniciado nesta sexta-feira no hotel Braston, em São Paulo. Para fechamento do evento, no final desta tarde, está prevista a participação do ministro da Previdência, Ricardo Berzoini.