Marinha localiza destroços do pesqueiro Chile II

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 10 de setembro de 2003 as 04:42, por: cdb

A Marinha localizou na última terça-feira destroços do pesqueiro Chile II, que desapareceu na noite do último domingo na costa gaúcha, a 252 quilômetros de Tramandaí, no Litoral Norte.
 
Conforme o comandante da seção de operações do 5º Distrito Naval, comandante Paulo Fernandes Baltoré, foram localizados um estrado de madeira, um galão de óleo e um cabo de amarração que podem ser do barco. A bordo, estariam dez tripulantes: três catarinenses, seis paulistas e um chileno.

Uma operação foi montada para tentar localizar o barco e os pescadores. Uma aeronave Bandeirantes e um Hércules C130, ambos da Força Aérea Brasileira (FAB), o navio-patrulha Benevente, da Marinha, e outros pesqueiros trabalham nas buscas.

A embarcação teria saído de Itajaí, em Santa Catarina, no dia 31 de agosto, para ficar por mais uma semana pescando atum em alto-mar.
 
Na noite de domingo, o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (Salvamar) do 5º Distrito Naval, com sede em Rio Grande, recebeu um sinal emitido por um equipamento de segurança do pesqueiro e fez um alerta geral, por rádio, aos pesqueiros em atividade, mas o barco não foi localizado.

A Marinha acredita que a tripulação possa ter se refugiado nas duas balsas salva-vidas do Chile II e esteja à deriva. Cada uma tem capacidade para 11 pessoas.